CEDRA
A CEDRA, criada aos 5 de outubro de 1977, é o órgão encarregado de promover e articular o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso na Arquidiocese de São Paulo.
São membros da CEDRA: um sacerdote, dois representantes – religiosos(as) e/ou leigos(as) – de cada Região Episcopal da Arquidiocese de São Paulo. Os membros da Comissão têm um mandato de três anos, renovável uma vez.
A atual Comissão têm como ponto de referência a Casa da Reconciliação, situada à Rua Afonso de Freitas, 704, Paraíso.
Objetivos:
1. Favorecer o Ecumenismo espiritual através de preces pessoais e da oração em comum conforme indicação do Decreto sobre o Ecumenismo.
2. Promover estima mútua, compreensão, caridade e relações entre católicos e cristãos de diferentes denominações.
3. Promover, com os cristãos de diferentes denominações, um testemunho comum de fé cristã e de ação conjunta, na educação, no campo moral e social, nas ciências e nas artes.
4. Colaborar, através de cursos e palestras, para a formação de clérigos, leigos(as), religiosos(as) no que se refere à vivência do espírito ecumênico.
5. Articular-se com o Conselho de Fraternidade Cristão-Judaica de São Paulo e com o Diálogo Religioso com o Judaísmo, através de:
– promoções de atos interconfissionais;
– participação nos eventos marcantes da coletividade judaica;
– apoio a iniciativas de cursos sobre judaísmo e relações cristão-judaicas;
– incentivo a publicações e pronunciamentos esclarecedores para a opinião pública a respeito de preconceitos anti-semitas e manifestações de discriminação religiosa.
6. Estabelecer linhas de comunicação com as religiões que estão presentes em São Paulo.
7. Planejar, promover e avaliar suas atividades ecumênicas em São Paulo em conjunto com o Movimento de Fraternidade de Igreja Cristãs – MOFIC.
Atividades:
– Celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e celebrações ecumênicas em diversas circunstâncias.
– Cursos de ecumenismo e de diálogo religioso em seminários e faculdades, assim como atendimento a setores, diversas pastorais e paróquias, nas Regiões Episcopais.
– Encontros de estudo e aprofundamento sobre temas teológicos e pastorais para agentes da Igreja católica (leigos(as), religiosos(as) e padres), e para membros de outras denominações.
– Orientação para celebrações de casamentos mistos e de outros eventos ecumênicos.
– Planejamento de atividades ecumênicas em conjunto com o MOFIC.
– Estudos bíblicos, seminários, programas de rádio.