Igreja Católica participa da XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC



 31/05/2019  Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso

Igreja Católica participa da XVIII Assembleia Geral Ordinária do CONIC

Nos dias 28 a 30 de maio, na casa Sagrada Família, em São Paulo, SP, realizou-se o Seminário Diversidade Reconciliada na Mesa Comum motivando a abertura da XVIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

Inspirados pelo texto de Efésios 2,14 “É Ele, com efeito que é a nossa paz … destruiu o muro da separação: o ódio” participaram do momento, membros fraternos (organizações ecumênicas no Brasil), regionais ecumênicos do CONIC e as delegações de suas Igrejas-membro, que são: Aliança de Batistas do Brasil – ABB; Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB; Igreja Presbiteriana Unida – IPU; Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia – ISOA.

Por parte da delegação Católica compareceram o diácono Augusto César Silva Pereira, o padre Clair José Lovera, Edoarda Sopelsa Scherer, Izaías de Souza Carneiro, padre José Bizon, Maria José Jordão, Nilda de Assis Cândido, padre Volnei Carlos de Campos e o arcebispo de Feira de Santana (BA), dom Zanoni Demettino Castro. Ainda se fizeram presentes, integrando a atual Diretoria do Conic, dom Teodoro Mendes Tavares, como tesoureiro, e Therezinha Motta Lima da Cruz, como segunda vice-presidente.

O momento foi oportuno para se reconhecer os caminhos já percorridos para o ecumenismo no Brasil e partilhar sobre os desafios atuais que se apresentam para a continuidade do diálogo fraterno.

       Na nova diretoria do CONIC, gestão 2019 -2022, assumem o  pastor Inácio  Lemke (IECLB) – presidente, a presbítera Anita Sue (IPU) – primeira vice-presidente, o padre José Bizon (ICAR)- segundo vice-presidente, a reverenda Magda Guedes (IEAB) – secretária e o pastor Mayrinkellison Peres Wanderley (ABB)- tesoureiro. Compõe o Conselho Fiscal: Edoarda S. Scherer (ICAR), reverenda Tatiana Ribeiro (IEAB) e Maria Aparecida Almeida (IECLB).

Na ocasião, Dom Manoel João Francisco, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou cumprimentos por parte da Comissão e agradeceu “os esforços expedidos e os trabalhos realizados pela atual diretoria, ao mesmo tempo que saúda com vibração a diretoria que deverá ser eleita”. Almejando que “no espírito da Semana de Oração pela Unidade Cristã, a Comissão deseja que o CONIC não deixe nunca de “procurar a justiça e nada mais além da justiça” (Dt 16, 11-20)”.

Creditos -Por Edoarda S. Scherer

http://www.cnbb.org.br/igreja-catolica-participa-da-xviii-assembleia-geral-ordinaria-do-conic/

=======================================================================================

© Copyright Casa da Reconciliação - Designed by G7 Digital