CNBB Divulga Encontro Ecumênico do Regional sul em Jundiaí



Encontro ecumênico em Jundiaí reúne cristãos de diferentes denominações

02/10/2018

 

Cardeal Odilo Pedro Schrer presidente da comissão para o ecumenismo, prestigiou o Encontro

 

Realizado entre os dias 21, 22 e 23 de setembro de 2018, em Jundiaí, no Centro de Convivência Mãe do Bom Conselho, o Encontro da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso do Regional Sul 1 da CNBB.

O evento teve a participação de cerca de 60 pessoas entre pastores luteranos e presbiterianos independentes, padres, religiosos, agentes de pastoral, lideranças ecumênicas de comunidades paroquiais, leigos e leigas engajados no movimento ecumênico do estado de São Paulo e também lideranças ecumênicas do Paraná.

Uma dupla de São José dos Campos animou todo o encontro, tocando violão, cantando e levando toda a assembleia a cantar com muito entusiasmo, lembrando que “somos gente da esperança, que caminha rumo ao Pai”.

Equipes dos diferentes Núcleos Regionais foram encarregadas dos momentos orantes, desde a Oração de Abertura até a Celebração de envio. Todos os momentos de oração foram intensos e estavam muito bem preparados, fortalecendo, ainda mais, a nossa união.

O Pastor Fernando Bortoletto, da Igreja Presbiteriana Independente, apresentou durante a manhã fundamentação bíblica. Ele iniciou lembrando que a Bíblia é a base da nossa fé. É ponto de encontro de irmãos. Comentou o termo Ecumenismo- “OIKOMENE”, casa, lugar comum. Lembrou que Ecumenismo é um Movimento… uma prática, uma questão de coração, de conversão. É a busca da unidade. Uma prática que tem em vista a unidade, a abertura em relação ao outro. E, acrescentou que a abertura ao outro nos leva a uma abertura ao totalmente Outro – Deus.

Lembrou ainda que a Bíblia é, em si mesma, ecumênica. E comentou a diversidade na Formação da Bíblia, por ser escrita por autores e em épocas diferentes. No final de sua fala citou Mc 9,38 concluindo que “Não temos direito de ter ciúmes, na Obra de Deus”.

O padre Marcos Barbosa Guimarães, assessor da CNBB para o Ecumenismo, fez uma apresentação sobre Fundamentos Teológicos do Ecumenismo. Citou documentos da Igreja sobre o tema, comentando encíclicas de vários Papas sobre o assunto, como: Ecclesiam Suam, de Paulo VI; Ut Unum Sint, de São João Paulo II; Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, entre outros.

O coordenador que acompanha a comissão estadual para o ecumenismo neste regional, o Cônego José Bizon incentivou toda a assembleia a estudar esse documento que foi, inclusive, disponibilizado por ele a todos, na pasta com material do evento.

No último dia os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar o Havdalah (cerimônia judaica) com José Amarante, candidato ao Rabinato, que, juntamente com sua esposa Ester, explicou o que é o Shabat (dia de descanso) e fez uma breve celebração.

O encontro foi bem acolhido pelo participantes. “O clima foi de muito estudo, convívio fraterno bem animado e muita oração. Uma verdadeira experiência do quanto é bom o convívio entre irmãos e irmãs. Saímos fortalecidos com a convicção ainda mais forte de que ‘juntos somos mais’ ”, avaliou o padre José Bizon.

 http://www.cnbbsul1.org.br/encontro-ecumenico-em-jundiai-reune-cristaos-de-diferentes-denominacoes/

© Copyright Casa da Reconciliação - Designed by G7 Digital