A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Diocese de Roma



papa

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 terá como tema “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27). No dia da Solenidade da Conversão de São Paulo, que conclui a semana, o Papa Francisco presidirá na Basílica de São Paulo fora-dos-muros, às 17h30 (horário italiano), a celebração das Vésperas na presença de lideranças de outras Igrejas.

Entre os vários eventos programados na Diocese de Roma, que contará com a participação de representantes das diferentes confissões cristãs presentes em Roma. Este momento de oração será presidido por dom Riccardo Lamba, delegado diocesano para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso; a homilia estará a cargo do pastor Dr. Michael Jonas, da Igreja Luterana de Roma; a animação estará aos cuidados dos coraiss= romeno ortodox, metodista e valdense, DecimaQuinta e San Gaspare del Bufalo.

Durante a Semana também haverá inúmeras iniciativas organizadas por paróquias e comunidades com temática ecumênica. Na paróquia de Deus Pai Misericordioso, será realizada a vigília da XVI prefeitura, que contará com a presença do pastor Andrea Aprile, da Igreja Batista de Via del Grano. Haverá um momento de oração ecumênica paroquial de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri na igreja metodista localizada nas proximidades, mais precisamentr na Via XX Settembre, esquina com a via Firenze. Como tradição, a Missa nos diversos ritos católicos do Oriente e do Ocidente será celebrada solenemente no Centro Eucarístico Ecumênico de Santa Maria na Via Lata (Via del Corso, 306) das Filhas da Igreja, a partir das 20 horas. Participarão também os diversos colégios pontifícios presentes em Roma.

O subsídio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024 foi preparado por um grupo ecumênico local no Burkina Faso, coordenado pela comunidade local de Chemin Neuf (Comunidade Chemin Neuf, ndr). Em particular, foram envolvidos na elaboração do texto irmãos e irmãs da Arquidiocese católica de Ouagadougou, das Igrejas Protestantes, dos organismos ecumênicos e da Comunidade Chemin Neuf em Burkina Faso.

As igrejas cristãs, em particular, têm sido alvo de ataques armados no país africano: sacerdotes, pastores e catequistas foram mortos; muitos ainda estão nas mãos de sequestradores. Mais de 22% do território nacional está fora do controlo das autoridades e nestes contextos os cristãos já não podem praticar abertamente a sua fé.

“À luz dos trágicos acontecimentos bélicos que ocorrem em muitos cenários, que já não poupam nenhum continente e envolvem também cristãos contra outros cristãos – reflete dom Riccardo Lamba, delegado diocesano para o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso –, parece cada vez mais urgente sublinhar que o Amor de Deus e dos irmãos não é um desejo ou um projeto utópico, mas um verdadeiro “mandamento”, exequível apenas na medida em que cada discípulo de Jesus Cristo, num caminho contínuo de conversão, e cada comunidade cristã, se deixem ser purificados pelo Amor de Deus para nos tornarmos cada vez mais capazes de amar como Jesus.”

FONTE: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2024-01/semana-oracao-unidade-cristaos-vigilia-ecumenica-vicariato-roma.html

 

© Copyright Casa da Reconciliação - Designed by G7 Digital