Diálogo Ecumênico: Igreja Ortodoxa Antioquina homenageia Cônego José Bizon



O cônego José Bizon, diretor da Casa da Reconciliação, entidade da Arquidiocese de São Paulo, que é ponto de referência para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso na cidade, foi homenageado no domingo, 9, na Catedral da Igreja Ortodoxa Antioquina, com a Cruz Peitoral “Stravoros” – o Portador da Cruz e com o ícone de Santo Elian de Homs, santo e mártir, que foi médico e curava as doenças físicas e o sofrimento da alma, pregando a fé cristã. A cerimônia ocorreu na missa em louvor ao santo padroeiro de Homs, na Síria.
A homenagem é um reconhecimento da Igreja Ortodoxa Antioquina ao Padre Bizon, por sua atuação em favor do diálogo ecumênico e a unidade entre as Igrejas Cristãs.
A cruz peitoral e o ícone foram entregues por Dom Damaskinos Mansour, arcebispo metropolitano da Igreja Ortodoxa Antioquina. Tanto esta Igreja, quanto a Igreja Católica Romana são membros do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (MOFIC). Também são membros do MOFIC outras Igrejas Cristãs Históricas.
“Nós temos um bom diálogo com a Igreja Ortodoxa Antioquina. Temos nos aproximado e feitos várias celebrações conjuntas”, afirmou Padre Bizon em entrevista ao site da Arquidiocese de São Paulo.
Padre Gregório Teodoro, um dos representantes da Igreja Ortodoxia Antioquina  no MOFIC, explicou ao site que a “Stravoros” “é uma homenagem que o arcebispo entrega apenas aos sacerdotes da Igreja Ortodoxa, mas que houve uma concessão para que o Pe. Bizon recebesse”.
Gregório ressaltou que há um ótimo diálogo entre as duas Igrejas. “Sempre quando o cardeal dom Odilo Pedro Scherer nos convida para celebrações estamos presentes. O mesmo acontece quando convidamos os católicos. Somos amigos de muitos do clero da Arquidiocese de São Paulo”.
O diretor da Casa da Reconciliação disse que tenta manter o diálogo não só com a Igreja Ortodoxa Antioquina, mas também com a Igreja Ortodoxa Grega, a qual mantém um bom diálogo. Ele almeja que outros grupos da tradição ortodoxa dialoguem com as demais Igrejas Cristãs.
Fonte: Arquidiocese de São Paulo

© Copyright Casa da Reconciliação - Designed by G7 Digital